Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

19 de abril – Santo Expedito!

Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284.
A existência de Santo Expedito é verdadeira. Armênio, nascido em uma pequena cidade chamada Melitene, participava da 12ª. Legião, denominada “Fulminante”, desde os tempos de Marco Antônio. Esta Legião tinha a missão de defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Outros oficiais cristãos de seu exército foram supliciados e mortos na perseguição realizada pelo Imperador Diocleciano.
A Armênia é uma região da Ásia Ocidental situada ao sul do Cáucaso entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens nos rios Tigre e Eufrates. De acordo com as escrituras ( Genesis 8.6), foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio abaixaram.
O Imperador Diocleciano subiu ao trono em 284. Por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio liberdade de religião, sendo inclusive sua esposa Prisca e sua filha Valeria, cristãs.
Mas sob a influência do seu genro Galero, pagão convicto, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a cassação de assembleias cristãs e abjuração de todos os cristãos. Galero e sua mãe, também pagã, conseguiram convencer Diocleciano que o cristianismo conspirava contra a augusta pessoa do Imperador.
Diocleciano empreendeu a última maior perseguição aos cristãos, uma verdadeira hecatombe, envolvendo membros de sua própria família e servidores de seu palácio. Somente em 324, com a retomada do poder pelo Imperador cristão Constantino, é que por fim tais terríveis perseguidores cessaram. Na mesma época também foram supliciados o pretor Sebastião, o legionário Jorge, nossos grandes conhecidos
Segundo a história, ele levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” que quer dizer: amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!
Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já! É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.
No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios e dificuldades da vida. Conhecido como “o santo das causas urgentes”
Dentro da Umbanda, Santo Expedito seria o respons´vel por uma das falanges da linha de Oxalá,junto com Santo Antonio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, e Saõ Francisco de Assis.
Oração ao Poderoso Santo Expedito
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário