Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2013

Banhos de limpeza

Banhos de Limpeza.

  voltamos aqui para escrever sobre um assunto que me fascina desde o primeiro dia que entrei em contato com os irmãos da Umbanda: banhos, defumação, ervas, plantas, etc. Existem infinitas fontes de energia na natureza, que esperam somente a boa vontade do homem para utilizá-las em seu favor.
O conhecimento hoje passado pelos pretos-velhos ou caboclos na Umbanda já existe há muito tempo: os índios, os egípcios, os antigos magos, os benzedores, enfim, várias gerações anteriores à atual utilizaram as forças da natureza, tanto para o bem quanto para o mal.

O conhecimento transmitido pelos seguidores da Umbanda relativo a banhos e limpeza de ambientes é oral e pontual, ou seja, o tratamento é dado para um determinado problema e o "aprendizado" se perde por falta de estudo.

A maior parte, das pessoas que são beneficiadas, utiliza as indicações dos caboclos ou pretos-velhos e, após se sentir melhor, continua em sua rotina, sem se preocupar em entender o que realmente aconteceu.

Não pretendo criticar aqueles que buscam a cura, quero simplesmente explicar a minha motivação em procurar "entender" um pouco mais sobre esse fascinante manancial de energia que é a natureza.

A natureza é passiva, é mãe de amor, que nos ampara no seu colo como um filho querido. Pela vontade de Deus fomos criados, e pelo amor e sabedoria da Natureza nos mantemos vivos. Se soubermos pedir, ela nos dará tudo que desejarmos. Por isso é muito importante saber o quê e como pedir, para que não nos arrependamos depois.

2. Os Banhos

Existem vários tipos de banhos, utilizados para as mais diversas finalidades. Abordaremos neste artigo somente os banhos de limpeza e de vitalização.

Seria muito perigoso ensinar os outros tipos de banho passados pelo preto-velho ou caboclo para o seu médium, pois esses dependem de vários fatores e os procedimentos que devem ser tomados são um pouco mais complexos.

Por esse motivo, só abordaremos os banhos que não possuem risco de prejudicar o paciente.

Se o irmão seguir as precauções e procedimentos indicados no artigo, o banho só trará benefícios.

3. Função

Como foi falado no item anterior os banhos tem duas funções principais:

- Retirar as energias negativas que estão impregnadas no paciente e

- Revitalizar, imantar o paciente de energias positivas.

Os banhos não devem ser utilizados como remédio, nem tomados sem as devidas precauções. Segundo as palavras do preto-velho:

"Não adianta só o banho, temos que ter força para transmutar toda a negatividade em positividade".

Sabemos como é difícil viver em um ambiente onde ainda prevalecem as energias da sensualidade, do egoísmo e da falta de amor ao próximo, por isso os banhos servem para auxiliar aqueles que se sentem pesados, doentes e procuram um meio de ficar "mais leves", limpando e vitalizando os seus veículos mais sutis.

Uma questão importante foi levantada pelo nosso amigo preto-velho: nada pode substituir o amor, o perdão e a paz interior. O banho é uma ferramenta auxiliar, uma bengala e jamais poderá substituir o esforço e a coragem dos que buscam vibrar na frequência do Cristo.

Use os banhos para se fortalecer, mas não faça deles o apoio para a sua caminhada espiritual.

4. Receptividade

Os banhos beneficiam qualquer um que deles se utiliza, porém, sua influência se dá nos corpos mais sutis, onde a receptividade possui variações diferentes daquelas que vemos no plano físico.

Um banho de limpeza retira as energias que estão "pesando" e o banho de vitalização imanta a pessoa de energias positivas.

Para o objetivo ser alcançado é necessário que o paciente se esforce para manter esse padrão vibratório de otimismo e confiança. Se retroceder ao padrão de pensamento e emoções descontroladas que tinha antes, tudo volta a ser como era.

O amigo preto-velho deu um exemplo perfeito: "É como aquele que toma banho de sabão e se esfrega no chão". O padrão vibracional tem que ser melhorado e o mais importante: deve ser MANTIDO!!!!

A conhecida fé é muito importante quando se faz um tratamento visando alcançar a matéria que vibra outros planos da vida. Acreditar no tratamento atrai energias importantes, criando um ambiente propício para a ajuda dos amigos espirituais que doam energias e atuam inspirando "idéias" renovadoras.

Podemos pensar no banho como um "momento" onde o paciente se dedica a si, buscando a melhora ao se tornar receptivo para a ajuda externa. Se o paciente não mantém um ambiente interior adequado, fica difícil aos espíritos atuarem na limpeza do ambiente externo (locais frequentados) e interno (pensamentos e emoções).

Acreditem, não estamos sós na caminhada! Nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário