Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pai Joaquim

PAI JOAQUIM.
Pai Joaquim é bem conhecido na Umanda, muitos usam seus nomes compostos: Pai Joaquim de Angola, Pai Joaquim da Guiné, Pai Joaquim de Aruanda e tantas e tantas outras variantes. Falarmos de especificamente um é imposspivel então falaremos da falange desta entidade.

Pai Joaquim é o preto-velho que comanda todos os outros pais-velhos que traballham com o Orixá Oxossí, apesar de muitas variantes, todos os médiuns que trabalham com ele tem uma ligação interna com este Orixá. Este pai velho trabalha muito com curas por ervas, é muito "mateiro", sempre usando seu cachimbo é um grande alquimista e manipulador de ervas, assim como seu Orixá Regente. Gosta muito das cores tipicas como preto-branco, ás vezes usando o verde. Adora trabalhar com pés de ervas do lado, aruda e alecrim não faltam na mão deste velhinho.

Sua roupagem fluídica parece um senhor que viveu no mato, de calças arregaçadas, costumam não aparentar muita idade, mas sim a experiência que traz em seus olhos, a experiência de praticar a caridade e a cura acima de tudo.
Ponto Pai Joaquim

Pai Joaquim ê, ê
Pai Joaquim ê ah...
Pai Joaquim já vem de Angola,
Pai joaquim vem de Angola, Angolá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário