São Cipriano e os Pretos Velhos
Muito se fala sobre São Cipriano mas poucos conhecem a história e a representação deste personagem tão controversoe
tão misterioso. Muitos procuram os conhecimentos mágicos de São
Cipriano mas poucos conhecem sua mais poderosa magia. Muitos pedem a São
Cipriano mas poucos entendem seu real poder transformador. Portanto,
hoje quero falar um pouco sobre a figura de São Cipriano e sua
importante representação para a nossa Umbanda. Vamos lá:
Tascius Caecilius Cyprianus, nasceu na
cidade de Antioquia, na Turquia. Foi nesta cidade que, quando o
Cristianismo era apenas uma pequena seita religiosa, Paulo pregou o seu
primeiro sermão numa Sinagoga, e foi também ali que os seguidores de
Jesus foram chamados de Cristãos pela primeira vez.
Antioquia era a terceira maior cidade do
império romano, conhecida pela sua depravação. Nesta metrópole
conhecida por “Antioquia, a bela”, ou a “rainha do Oriente”, tal era a
beleza da arte romana e do luxo oriental que se fundiam num cenário
deslumbrante, a população era maioritariamente romano-helênica, e o
culto dos deuses era a religião oficial. Alguns dos cultos religiosos
estavam associados a deusas do amor e da fertilidade, pelo que a
lascívia, perversão e a libertinagem eram famosas nesta cidade.
Foi neste ambiente religioso e cultural
que Cipriano nasceu em 250 d.e.c., filho de Edeso e Cledónia. Nutria uma
verdadeira vocação e gosto pelos estudos místicos e religiosos, sendo
admitido num dos templos sagrados da cidade para realizar os seus
estudos sacerdotais e místicos. Entrou assim em contato com as ciências
ocultas, e aprofundou afincadamente os seus estudos de feitiçaria,
rituais sacrificiais e invocações de espíritos, astrologia, adivinhação
etc, dedicando a sua vida ao estudo das ciências ocultas. Ficou
conhecido pelo epíteto de “O Feiticeiro”, alcançando grande fama sendo
reconhecido como um poderoso feiticeiro, capaz de grandes prodígios.
Por volta dos seus 30 anos Cipriano
encontra-se na Babilônia, onde encontra a bruxa Évora. Estudando com
ela, Cipriano desenvolve as suas capacidades premonitórias e outras
matérias sobre as artes da bruxaria segundo as tradições místicas dos
Caldeus. Após o falecimento da Bruxa Évora Cipriano herda os seus
manuscritos esotéricos, dos quais extrai muito da sua sabedoria oculta.
Ao fim de algum tempo, Cipriano já
domina as artes das ciências de magia negra contatando demônios. Diz-se
que se tornou amigo intimo de Lúcifer e Satanás, para os quais conseguia
angariar a perdição de muitas belas e jovens mulheres, o que muito
agradava aos diabos, que em troca lhe concediam grandes poderes
sobrenaturais.
Com esse poder infernal, Cipriano
construiu uma carreira de bruxo com grande fama, produzindo grandes
feitos, o que lhe valeu uma imprescindível reputação de grande
feiticeiro. Muitas pessoas de todos os quadrantes geográficos procuravam
os seus serviços místicos e os seus ganhos financeiros eram
assinaláveis.
Cipriano foi autor de diversas obras e
tratados místicos e era já um feiticeiro respeitado, reputado e temido
quando foi contatado por um rapaz de nome Aglaide. O rapaz estava
ardentemente apaixonado por uma belíssima donzela cristã de nome
Justine. Sendo rico Aglaide rapidamente encontrou o consentimento dos
pais de Justine quanto a um casamento com ela, contudo a donzela
professava uma forte fé cristã e desejava manter a sua pureza oferecendo
a sua virgindade a Deus. Por esse motivo Justine recusou-se a casar.
Desgostoso, mas com forte determinação em possuir Justine, Aglaide
encomendou os serviços espirituais de Cipriano.
Cipriano usou de toda a extensão da sua
bruxaria para fazer Justine cair nas tentações carnais, que a levariam a
oferecer-se para Aglaide e renunciar à sua fé Cristã.
Cipriano fez uso de diversos trabalhos
malignos, contudo nenhum deles surtiu qualquer efeito. Para espanto de
Cipriano todo o batalhão de feitiços que usava era repelido pela jovem
rapariga apenas através do sinal da cruz e das suas orações. Acostumado a
fazer belas moças cair na tentação da carne e assim levá-las a entrar
pelos caminhos da luxúria, Cipriano não conseguia entender o que estava
acontecendo. Ele encontrou muitas dificuldades e noite após noite
visitava a jovem Justine com a sua infernal quantidade de feitiços. Nada
resultou.
Cipriano desiludiu-se profundamente com
as suas artes místicas que até então tinham funcionado tão forte e
infalivelmente, para agora serem derrotadas por uma mera donzela com fé
no Deus de Cristo. Aconselhado por Eusébio, um amigo seu, e observando o
poder da fé de Justine, Cipriano converteu-se ao Cristianismo. Assim
fazendo-o, o feiticeiro destruiu todas as suas obras esotéricas e
tratados de magia negra, assim como ofereceu e distribuiu todos os seus
bens materiais e riquezas aos pobres.
Depois de se converter, Cipriano ainda
foi fortemente atormentado pelos espíritos de bruxas que o perseguiam,
mas teve fé e assim afastou de si tais aparições que apenas pretendiam
reconduzi-lo aos caminhos da feitiçaria. A fama de Cipriano era contudo
grande e as noticias da sua conversão ao cristianismo chegaram à corte
do Imperador Diocleciano que tinha fixado residencia na Nicomédia.
Cipriano e Justine foram perseguidos,
aprisionados e levados ao imperador, diante do qual foram forçados a
negar a sua fé. Justine foi despida e chicoteada, ao passo que Cipriano
foi martirizado com um açoite de dentes de ferro. Mesmo com a carne
arrancada do corpo a cada flagelação do chicote com dentes de ferro,
Cipriano não negou a sua fé e Justine manteve-se sofredoramente fiel a
Deus.
Perante a recusa de Cipriano e Justine
em renunciar à sua fé, o imperador os condenou à morte sendo decapitados
em 26 de Setembro de 304 d.e.c., juntamente com um outro mártir de nome
Teotiso. Aceitaram a sua execução com grande fé e serenidade, tendo
falecido com coragem e dignidade. Os seus corpos nem sequer foram
sepultados, e ficaram expostos por 6 dias. Foi um grupo de cristãos que,
comovidos pela barbaridade, recolheu-os.
Mais tarde, o imperador cristão
Constantino (272 – 337 d.e.c. ) ordenou que os restos mortais de
Cipriano fossem sepultados na Basílica de São João Latrão, localizada em
Roma, que é a catedral do Bispo de Roma, ou seja: o papa. Foi na
“Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput” (mãe e cabeça de
todas as igrejas do mundo) que São Cipriano, o santo e mártir, encontrou
o seu eterno repouso.
Todo percurso de São Cipriano é um
verdadeiro hino à vida no esplendor da sua existência: do diabo a Deus,
dos demônios aos anjos, da feitiçaria à fé crista, da magia negra à
magia branca, em tudo São Cipriano mergulhou, estudou e viveu. Do pecado
à virtude, da luxúria à santidade, da riqueza à pobreza, do poder à
martirização, se alguém é digno de um percurso de existência completo,
rico e enriquecedor, eis que este santo assim o representa.
Controverso e polêmico, São Cipriano é a
própria noção de evolução espiritual através da profunda vivência das
mais diversas realidades espirituais (do mais profano excesso, à mais
sacrificada ascese) encontra corpo na vida e obra deste feiticeiro e
mártir.
Fonte de pesquisa www.magianegra.com.pt
E VOCÊ SABIA que a
Linha das Almas ou Linhas dos Pretos-Velhos também é conhecida como
Linha de Yorimá ou Linha de São Cipriano e que dentro dessa linha
de trabalho encontram-se pretos-velhos com o nome simbólico de Pai
Cipriano?
Veja só, a Vibração de Yorimá é a
Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, Palavra Reinante
da Lei. Esta Linha ou vibração é composta pelos primeiros espíritos
que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações,
são verdadeiros magos que usam da roupagem fluídica de Pretos Velhos,
ensinando as verdadeiras “mirongas” sem deturpações. São os Mestres da
Magia e experientes devido às seculares encarnações.
Esta Linha, que ora se diz como linha
dos Pretos-velhos, ora como dos Africanos, de São Cipriano, das Almas,
tem como Chefes principais Pai Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo
de Aruanda, Mãe Maria Conga, Pai Benedito e Pai Joaquim. São
entidades muito evoluídas que há vários milênios encarnaram e
desencarnaram adquirindo, assim, muita experiência no dia a dia da
humanidade. Eles são a DOUTRINA, a FILOSOFIA, Mestrado da Magia, em
fundamentos e ensinamentos.
Os Preto-Velhos da Umbanda representam a
força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de
referência para todos aqueles que necessitam pois curam, ensinam, educam
pessoas e espíritos sem luz. Eles representam a humildade, não têm
raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram
submetidos no passado. Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade
nos gestos, eles escutam e ajudam aqueles que necessitam, independentes
de sua cor, idade, sexo e religião.
Não se pode dizer que em sua totalidade
esses espíritos são diretamente os mesmos pretos-velhos da escravidão.
Pois, no processo cíclico da reencarnação passaram por muitas vidas
anteriores onde foram negros escravos, filósofos, médicos, ricos,
pobres, iluminados e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam,
escolheram ou foram escolhidos para voltar à Terra em forma incorporada
de preto-velho.
Por isso, se você for falar com um
preto-velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que
ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda que
qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé,
acredite em você, tenha amor, Amor a Deus e a Você mesmo.
Tenha certeza, assim como a transformação que ocorreu na vida de São
Cipriano, os Pretos Velhos transformam a nossa vida se houver Amor.É incrível o poder que o Amor, e consequentemente nossos queridos Pretos Velhos, tem de transformar as pessoas.
É absolutamente incrível a transformação que os Pretos Velhos são capazes de fazer na vida, no íntimo e no envolta das pessoas.
É absurdamente incrível como o amor, simples e puro, é capaz de transformar.
Triste daquele que ainda não sabe amar. Triste daquele que ainda não conhece esse poder. Triste daquele que ainda não foi tocado pelo Amor de um Preto Velho!
“Cada
um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás
tempestade, mas se tu entenderes que com luta o sofrimento pode
tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu
passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a
felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado
passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás.
Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu
caminho interior, a luz e DEUS”
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