Guardião Tiriri
(Fleruty) - de grande força para despachar
trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, apresentando-se como um homem
preto com deformação facial, Também se apresenta com grandes traços
orientais, anda de preto, com um gato preto ou um gato sianês, possui
cabelos lisos como de japones preso como rabo de cavalo, e ele tambem
possui uma capa preta e vermelha, possui tambem uma bengala ou uma
bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá.
Seu tiriri é um exu rebelde, de acordo com
"lendas" ele se apaixonou pela filha de um rei, e o mesmo sabendo disto,
o aprisionou numa torre!!!!
Mesmo sendo rebelde, ele também é um exu bastante sedutor, chama atenção de homens, crianças e hipnotiza as mulheres!
Caminhos
- Seu Tiriri das Encruzilhadas
- Seu Tiriri das Matas
- Seu Tiriri dos Infernos
- Seu Tiriri Menino
- Seu Tiriri da Calunga
- Seu Tiriri das Almas
- Seu Tiriri da Figueira
- Seu Tiriri do Cruzeiro
- Seu Tiriri da Meia Noite
- Seu Tiriri Cigano
Alguns Tiriris ao final do nome dão outro
nome em africano, para especificar o tipo de Tiriri que comanda no
Astral : Tiriri - Bará; Tiriri - Apavená; Tiriri - Apanadá; Tiriri -
Lonãn, todos abaixo do comando de Exu - Tiriri.
Tiriri é considerado o "Senhor da vidência"
ou aquele que vê mais além, por isto é um dos mais evocados em casos
relacionados com adivinhação através de búzios, principalmente no
Camdomblé.
Dependendo do tipo de Tiriri dependerá do
tipo de Pombagira que o acompanha nos trabalhos. A parceira de cada exú
se evidencia nas zimbas (pontos riscados), as quais são antigos
símbolos, os quais representam o lugar onde vive o exú, seu nome e sua
parceira como temas principais, também se podem ler nas mesmas partes da
vida terrena deste exú. Os pontos riscados são a firme evidência de que
o que está escrito nada pode mudar, isto se aplica também ao nome do
exú, sua vida, moradia e parceira, nestes cultos os pontos riscados ou
firmeza espiritual equivalem a Ifá para os cultos iorubá.
Lamentavelmente, nem todos se capacitam no estudo dos simbolos sagrados e
por isso muitas vezes somos tidos de que os assentamentos de Exú onde
lhe dá nomes que não os pertence ou as vezes de uma parceiro que não lhe
corresponde. Isto traz como conseqüencia que a pessoa que recebe a dita
entidade, com o tempo acaba deixando desse templo, para buscar algum
onde na realidade reconheçam seu nome ou parceira.
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